Facto Trissómico VIII- enrolar a fala

Tema sobre o qual gostava de perceber mais mas parece não haver uma resposta simples de perceber. Ou se calhar é um problema meu de compreensão.

De todas as pessoas com t21 umas falam melhor que outras mas muitas enrolam a fala. Apesar das terapias e compreensão do que é dito têm alguma dificuldade em falar fluentemente. Por outro lado outras que não tiveram assim tanto trabalho nessa área falam impecavelmente.

Terá com certeza em parte a ver com a dimensão da boca, ou com a falta de músculo, com a coordenação de movimentos mais acelerada ou com a velocidade de processamento da informação. Ou pode ser isto tudo ao mesmo tempo.

O zm está atrasado na linguagem mas ainda nada que me assuste imenso. Faz-se perceber e na verdade ainda tem só 2 anos por isso há que ter paciência. De todas as limitações que possa vir a ter gostava que a fala não fosse uma delas, deve ser irritante que não percebam o que dizemos e acabem as frases por nós na tentativa de ajudar. Percebe-se que não é por maldade mas ainda assim é irritante, para eles claro está.

Às terapeutas da fala e especialistas que nos lêem todas as dicas são bem vindas e se tiverem a resposta para queijinho queremos muito saber!

Comentários

  1. O David tambem tem 2 anos e tambem nao fala (mas como o Ze Maria faz-me entender). Toda a gente me diz o mesmo: ter paciência, especialmente com rapazes (foi o que a pediatra disse!). Beijos a todos :) (Xana, de-Bruxelas-agora-Genebra)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Saudades tuas Xana-de-bruxelas-agora-genebra! Tenho de conhecer esse vosso principe! da proxima vez que vieram combinamos um lanchinho com as duas gerações o que achas?!
      grande beijinho

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares