5/05/2015

super bebés

coisas que aprendi que ajudam ao desenvolvimento dos bebés  de tanta hora de terapia que assisti. 
servem para todos e não fiz com o manel porque não sabia melhor. aprendi com o zé e faço com o xavier, quase sempre.


bebé vai com a mãe a todo o lado- os bebés mais desenvolvidos do mundo aos 12 meses são os africanos e isso acontece porque andam às costas da mãe para todo o lado. Ouvem sons diferentes a toda a hora, cheiram imensas coisas, vêm e sentem vários ambientes. Tudo isto com a segurança da presença da mãe. [as costas da mãe não devem achar muita graça mas além de tudo é melhor que qualquer ginásio]


ovinho é o mínimo possível- esta é que me lixa o esquema de os tirar de lá mesmo quando dormem tranquilos mas a verdade é que dizem que faz mesmo mal. A cápsula do ovo está de tal maneira protegida que eles perdem a noção do espaço e isso prejudica depois o equilíbrio e toda a orientação corporal que os permite sentarem-se, gatinharem e andarem. óbvio que não vão deixar de andar lá por isso mas podem demorar mais.
[é a que mais me custa]


o melhor sitio para estar é no chão- não quer dormir não precisa de estar na cama mas melhor do que qualquer espreguiçadeira é estar no chão. Começam a virar-se mais cedo e começam desde logo a trabalhar a visão como deve ser e não levantados com a inclinação da espreguiçadeira e sem esforço nenhum. bebés que passam mais tempo no chão gatinham e andam mais rapidamente.
[esta também ajudar ao melhor desenvolvimento dos africanos que quando não estão ao colo estão no chão]


se bebe biberão então deve beber uma vez para cada lado- ora se a natureza faz duas maminhas para andarmos ora esquerda ora direita há que confiar e a explicação é simples. Parece que os ouvidos esquerdo e direito nos primeiros meses têm funções diferentes no que toca à audição e ouvem espectros/tipos diferentes de som, por isso é bom que se mude de lado para que aprendam o que têm a aprender dos dois lados. além disto há toda a outra parte de psicomotricidade que parece mais simples de perceber mas não tão fácil de explicar e por isso prefiro não dizer asneiras e ficamos com o mudar de lado é bom para treinar os dois lados.


falar muito e de tudo com os bebés- eles guardam bem segredos e quando ouvem vão aprendendo não só vocabulário como maneira de estruturar o pensamento e construir frases. falem de tudo, descrevam o que estão a fazer quando ficarem sem ideias. parece ridículo mas dizem que é óptimo para o desenvolvimento cognitivo.


não saltar o gatinhar- uiii quantas vezes quis eu que ele o fizesse mas todos me disseram que era um erro. o que nos parece ser "o nosso filho muito a frente porque nem gatinha e já anda" é errado em termos de desenvolvimento. gatinhar ajuda à escrita, à visão e maneira de ler o mundo, exige uma comunicação coordenada do lado esquerdo e direito do cérebro e tudo isso é importante para o desenvolvimento correcto dos bebés. se não gatinhar não vai deixar de fazer nada mas pode ter "mini maus hábitos/dificuldades" depois nalgumas destas coisas e já agora evitávamos isso. não vale a pena proibir mas vale a pena perder mais tempo a estimular que gatinhem, podo-os de gatas etc.


depois de tudo isto e tudo o resto terão certamente super bebés. eu cá vou ter um super xavi vão ver ;)



4 comentários:

  1. Adoro este blog e sou visitante diária! Excelentes dicas para uma mulher nas suas 30 semanas desta brincadeira, obrigada Rosa!
    Apesar de ser mulher e saber que o João quer mais público masculino por estas bandas, leio os seus posts ao meu marido e há gargalhada geral (o da natação!!!), por isso escreva mais que gostamos muito!
    Os posts da Tânia nem se fala, sempre fantásticos :)
    Um bj, Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ana! tenho de por o joão de tanga mais vezes a ver se se inspira! 30 semanas está quase, que bom!
      grande beijinho

      Eliminar
  2. Sempre bom saber mais destas coisas! Estou a fazer tudo trocado! :) Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. às tantas daqui a uns anos já dizem que não é nada disto mas enfim... agora é o que tá a dar ;)

      Eliminar