3.21



21 de março, dia mundial da trissomia 21. Esse bicho de sete cabeças ou de olhos em bico.

Ainda antes do nosso zé ia nascer já esse dia dava cartas. Na verdade foi o dia em que começámos a namorar, dia sem dúvida único.
Dois anos depois foi o dia em que ficou tudo bem, em que soubemos que vinha o zézão cheio de cromossomas e escrevemos aqui.


Depois disso os anos vão passando e este é sempre um grande dia. É um dia importante, um dia em que nos orgulhamos de saber mais sobre o assunto e um dia que gostávamos que mais um ou outro soubessem que a vida das pessoas com t21 é uma vida extraordinária para eles e para os que vivem com eles. Dia em que contámos como foi saber, como foi amniocentese, como o cromossoma quase se adivinhava na magia dos números.

Hoje o dia começou normal, fraldas, ranhos, torradas, café, uns na escola outros não sei onde. Tudo ao molho, belém aos saltos arrancar para o trabalho e só lá para as 11h realizei que é dia 21. O dia.
Este ano mais que os outros ando um bocado a fugir à trissomia. Cena que adoro e pessoas pelas quais defenderei direitos até ao fim dos meus dias, mas sim nós pais também nos fartamos de falar a toda a hora do tema. É sempre conversa, há sempre tanto a dizer, faz parte da nossa vida e faz parte de nós, mas este ano sinto que não tenho muito mais a acrescentar que isso. Que é um extraordinário mundo que não se explica, que se vive intensamente.



Mas deixo um desafio. Se nestes dias (ou algures nalgum dos 365 que se seguem) virem trissómicos por aí falem-lhes. Digam olá e um ou dois beijinhos da praxe. Se não tiver idade para falar ou perceber façam isso à mãe, pai ou irmão que estão com eles. Não tenham medo que eles também não. Estão habituados que as pessoas olhem e até comentem, porque a curiosidade não matou só o gato também gera algum alarido. E não faz mal se não tiver maldade. Por isso saquem do vosso melhor sorriso ou abraço e dêem-no a algum trissómico, dito assim meio à bruta parece só parvo mas acreditem que vai melhorar em muito o vosso dia. E para alguém que não ouve elogios com tanta frequência vai ser espetacular.

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares