Somos Cromos!







Caríssimos,

No ano de 1986 o mundial de futebol passava-se no México, com Portugal a marcar presença nesta competição pela segunda vez na história. Achando que mereciam mais prémios os jogadores fizeram uma "grevezinha" já no México, para sacar mais uns trocos à federação. Ficou conhecido como o caso Saltilho. À mesma hora, um rapaz tímido de 5 anos recebia pela primeira vez uma caderneta de cromos do famoso México 86.

É a minha primeira memória de euforia, pertence e mesmo de devoção. Aquela caderneta, gerida pelo meu irmão mais velho e que ocasionalmente me deixava colar um cromo ou outro, marcou-me imenso, já que desde que nasci, que adoro futebol em todas as suas vertentes e existências. Ouro sobre azul, é que a selecção portuguesa tinha 2 jogadores do Belém (Jorge Martins, José António e Sobrinho(irmão da miss Portugal da altura)) e apareciam na contracapa da caderneta. Passávamos horas a trocar cromos e eu passava horas a investigar todos os cantos da caderneta. Sabia todos os pormenores da mesma, mesmo não percebendo porque é que os húngaros tinham todos barba e os portugueses estavam mais virados para o bigode. É com grande alegria que me recordo dessa primeira caderneta.

Segui a minha alegria como exemplo e há dois anos eu e o meu Né fizemos a caderneta do mundial 2014. Não correu muito bem... Entre jogadores colados na diagonal, dois jogadores colados em sitios diferentes, páginas rasgadas e trocas mafiosas com amigos da pré-escolar, a coisa não correu de feição. Mas não foi mau, para uma primeira tentativa. Acabámos nos Restauradores, a trocar com o "o senhor dos cromos" para garantir que acabávamos a caderneta e ainda paguei 4 euros para "ter o Nani".  Em 2016 abordámos nova estratégia... Irmãos mais novos não podem tocar na caderneta, para não "estragar a pintura" e todas as trocas de cromos são supervisionadas por moi-même. Sábado de manhã, vamos ao café comprar o Expresso e carteirinhas e são as melhores manhãs do mundo. Quando saiu o Ronaldo, saltámos os dois aos berros e acordámos os que dormiam e agitámos o mais reformado dos reformados.

O que mais me impressiona é que com uma taxa de sucesso de 99%, o Né sabe de cor todos os cromos que já temos. E estamos a falar de por exemplo, uma selecção Russa que parece ser formada por gémeos, irmão e primos. Acreditem que tem mérito. Também sabe as bandeiras de todos os países (quantos de vocês conhecem a bandeira da Irlanda do Norte?)

Mérito também existe, embora menos ético, quando ele chega a casa com cromos novos e tem dificuldade em explicar como arranjou:
- ah e tal foi o Jorge que deu.
- Quem é o Jorge?
- Um menino lá da escola..
(até hoje não sei se o Jorge existe e se não há por aí um pai com dificuldades em acabar a caderneta, porque o seu filho "Jorge" vai "perdendo" uns cromos de vez em quando)

Do lado negativo, tivemos um mês de Maio complicado quando ele preferiu receber cromos do "patrulha pata". Mas já ultrapassámos essa crise na nossa relação. Agora temos é de seguir em frente e acabar a caderneta durante o próximo mês, já que por regra da indisciplina Amado, fazer uma colecção à posteriori é mais complicado. Se tivermos dificuldades, publicaremos no blog da família, a lista dos que faltam e dos repetidos para facilitar trocas de última hora.

E assim vamos, pai e filho, cromos mais cromos não há!

Joka Serpentina




Comentários

  1. Caro Joka!

    Sou leitora assídua do vosso blog e tenho um Bernardo com 3 anos que é louco por futebol e tem também uma caderneta do Europeu que sabe de cor de trás para a frente. Infelizmente como só vai para a escola em setembro, só partilha troca de cromos com um primo que está longe e só vê de vez em quando. Pelo que, temos imensos cromos repetidos que teríamos todo o gosto em trocar convosco se tiverem esse interesse! Se me enviar um email posso começar a fazer chegar fotos dos mesmos!

    Que tal? Alinham numa troca de cromos à distancia?

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana, que simpática! Não sei se é de Lisboa, se for podemos combinar um sitio para eles se conhecerem e trocarem cromos, é sempre um programa giro! Se não for de Lisboa, podemos trocar as listas dos que temos repetidos e dos que faltam e trocamos por correio! Mande mail se quiser para joaobamado@gmail.com Obg e bjs!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares