6/28/2017

Tudo [o que fizemos] para alugar a casa

Tenho recebido várias mensagens a perguntar como se faz isto de alugar a casa, onde temos a alugar e tudo mais. Vou explicar mas aviso que não sou expert por isso quem tiver um conto para acrescentar um ponto: força nisso.

O primeiro passo parece básico mas engana bem: tirar fotos. Sendo verdade que não moramos numa pocilga nem na República das bananas, a verdade é que a nossa casa nem sempre está em estado de  aparecer na revista caras decoração, e é isso que se quer quando vamos tirar fotos para alugar. Arrumar muito bem, tirar fotografias nossas e mostrar armários vazios para as fotos. Escolher bons ângulos e dias de luz são outras boas dicas, não esquecer que as fotos têm de ter qualidade e as do telefone (ainda que xpto) normalmente nao chegam.

Depois deste primeiro passo, que a nós demorou 3 semanas a dar, seguimos para o fácil que é pôr num site de aluguer temporário. Nos escolhemos o Home away e fomos escolhidos para o kid & coe. Perdes uns bons 20 minutos a descrever em detalhe as divisões, hardware e definir tarifas. Começámos com 120 euros mais taxas até porque pus 1 mês antes do verão e sem reviews nunca achei possível alugar logo.

Nossa casa aqui

Mas aluguei. Uma semana depois já estavam a cair pedidos e é bom ter a App do homeaway para responder rápido e fechar o negócio. Ao primeiro pedido saltei de alegria, depois recebi mais 3 para a mesma semana e fiquei sem saber o que fazer. Sei agora que mais vale mandar logo reserva para pagamento e o primeiro a pagar fica com a casa porque muitos dos pedidos de info não dão em nada e ficas a reservar o espaço para nada.

No registo escolhi o pagamento ao site por % de aluguer, sei que pode não ser o que "rende" mais mas achei que tinha menos risco (para começar) e que o site teria mais incentivo a posicionar bem a nossa casa. De resto os detalhes de reserva ficam muito ao critério de cada um e penso que fáceis de perceber. Decidi que os impostos ficavam a nosso cargo e não do cliente e contei uma taxa extra de limpeza.

Confirmada e paga a primeira reserva e vai vão de fazer malas. Sobre isso já escrevi não vale muito a pena repetir mas posso acrescentar que a Lisa me ajudou muito e foi ela que garantiu a limpeza entre check ins e check outs. Foi também ela que recebeu hóspedes e cauções com um briefing cheio de fotos e procedimentos que lhe deixei.

Da primeira vez consegui fazer a proeza de por mais camas no site do qhe as que temos e por isso lá fui a correr montar uma cama de paleta  (Com um colchão que ja tinha). Fui ao tonta  mas ate correu bem no fim.

Deixo roupa de casa, tudo de cozinha e sala. Tiro as nossas fotos e serviço bom de pratos e talheres. Este ano o registo foi excepcional nisso e por isso troquei as nossas fotos pelas da família que ia ficar.

Sobre pagamentos os clientes fazem ao site e o site a nós já sem a comissão deles.  Se o cliente quiser recibo temos de passar do valor nosso e o site passa da comissão.

Para arrendamento local temporário tens de registar a casa na Câmara mas diz que é rápido.

Sobre tudo o que tem a declarar como e onde vejam aqui não somos experts. devem informar-se bem antes de começarem e avaliar os riscos de declarar e multas etc.

Aos hóspedes não costumo deixar nada porque não me consegui organizar para isso mas no futuro, se voltar a alugar, deixo um kit sobrevivência com basicos: papel higiênico, detergentes e cookies.

O que ficou por dizer? Quem tiver perguntas ponha o dedo no ar que darei o meu melhor.




5 comentários:

  1. Como começar Www.aLesclarecimentos.pt e o Airbnb nao faz o registo. Tem de ser os proprietários a fazer na CML e nas finanças e é sempre obrigatório passar fatura mesmo que os hóspedes a solicitem.

    ResponderEliminar
  2. Este artigo è uma vergonha....só tem informação errada, a parte fiscal è completamente atropelada e não foi cumprido nada do que deveria ter sido. Já sobre a inscrição no RNAL feita pelo airbnb.....dreaming.....dreaming..... è destes inteligentes que a ASAE e a AT gostam...... que grandes atropelos legais..... Pelo menos foram dados elementos suficientes para a AT fiscalizar.....que vergonha....

    ResponderEliminar
  3. Adoro AL ilegal a gozar com todos os legais....... a partir do dia 1/7 isto vai piar fininho...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me parece que seja intencional. É apenas falta de conhecimento.
      Mas concordo que um post destes se encontrado pela AT é coisa para dar muitos problemas.

      Eliminar
  4. Obrigada pelas informações. não tenho nenhum interesse em enganar nng, muito menos em prejudicar.
    apenas escrevi o que fiz sem mentiras e com a informação que tinha na altura. com a informação que adicional que me dão já alterei. se tiverem mais melhor.
    isto não é nenhum tipo de publicicade mas achei mais pratico responder publicamente do que em mensagem pessoal. se calhar parvo para o meu lado, mas genuíno.

    Se tiverem mais comentários ou dicas é dizer que actualizo. obrigada

    ResponderEliminar