Há uma semana o [meu] mundo desalinhou

Sabiamos que a minha mãe andava em baixo de forma sem os quilos de energia habitual. Não sabíamos que o problema era do tamanho duma nêspera e estava dentro da cabeça a virar tudo do avesso.

Um enjoo da cabeça aos pés quando ouves a notícia. Uma confusão geral ao mesmo tempo que procuras sanidade para saber qual o próximo passo. Desligo as emoções para tentar ver o caminho e parece-me muito razoável realizar que há soluções e arregaçando as mãos, e virando o mundo se preciso, encontraremos uma solução e não passa de um susto.

Tem sido assim os dias nesta semana de terror. Não sabemos ainda nada de muito concreto e parece que estamos sempre á espera: à espera da consulta, da biópsia, do tac, dos resultados, da hora da visita da  hora de a ver outra vez em casa, ao pé de nós.
Temos ficado todos juntos a digerir e ajudarmo-nos a encontrar caminho. Não tenho muita vontade de contar ou de falar disto com ninguém. O tom de preocupação escala a minha ao nível maximo, nivel do qual não consigo baixar tantas vezes como queria.

No meio de tudo isto tínhamos o Martin e os anos do meu Zéia. O Martin teve se seguir para onde lhe pudessem dar atenção agora, dia difícil esse em que tivemos de o deixar e sentir que ficou perdido. Voltei com à Tanica, as duas de coração partido a repetir tantas vezes quantas podíamos que era o melhor para todos agora, que tinha de ser.

Depois os anos do ze no dia a seguir à minha mãe ficar pior pela primeira vez. A vontade de festejar era nula mas sabia que por ele e por ela tinha de acontecer. Ela já estava triste o suficiente por não estar e ele andava há dias a sonhar com o bolo balões e afins e por isso fizemos o que tinha de ser feito. Os meus irmãos tiraram o dia para me ajudar e todos juntos festejamos esta alegria de vida que é o meu Ze magia. E aquele olhar que me traz tanta tranquilidade sempre.

De há uma semana para cá não tem havido tréguas emocionais e andamos todos de ansiedade à flor da pele. Amigos, irmãos e filhos mas ansiosos e preocupados pela mãe.

Os palpites sábios dos médicos dizem que pode ser dos que cresce rápido mas vai à vida com relativa facilidade. É a esses que nos agarramos até termos mais alguma coisa.

Peço desculpa a quem tou a dizer por aqui mas a verdade é que é mais fácil para mim. Não há nada a esconder mas a verdade é que não há muito mais a dizer. Acho que vai correr bem, acho mesmo. Sei que o caminho vai ser duro e quero ficar a minha energia nisso e na estabilidade dos meus e minha.

Peço que não liguem a saber do que não sei dizer e que não resuma todas as conversas que temos a isto. Não nós sai  da cabeça desde que acordamos até que nós deitamos e mete-Se entre sonhos e vontades. As conversas de sempre fazem-nos bem.

Há por aí tantos bons exemplos de sucessos destes e ainda maiores. Falem-me desses e sempre que possível dou notícias.

A quem reza uma Avé Maria cai sempre bem. A quem manda energias também estamos a receber e a quem só torce pedimos que torça também por nós.

A vida é isto. E como diz uma das minhas sabias tias: há tristezas que não podemos evitar por isso evita todas as outras.




Comentários

  1. Rezo várias Avé Marias por vós

    ResponderEliminar
  2. estamos a torcer por vocês e a enviar energia da melhor de todas! Vai correr tudo bem.
    Muita força!

    ResponderEliminar
  3. Rezamos hoje por vocês.

    ResponderEliminar
  4. A rezar por essa avó fabulosa <3

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares