9/22/2017

Protocolo de resolução

O protocolo recomendado para a sua mãe envolve 3 ou 4 ciclos de quimioterapia que tem de ser feita em internamento dada a complexidade da receita e consequentes efeitos secundários. Os ciclos são de 21 dias e fazemos uns seguidos dos outros. As drogas são nos primeiros 5 e depois é o tempo de recuperar para recomeçar. Se tivermos interferências podemos ter de adiar.
Eu: o que são interferências?
Medica: sao infecções ou valores muito baixos de alguma coisa ou muita toxixidade. Basicamente são consequências dos efeitos secundários da quimio. A sua mãe vai ficar com as defesas muito em baixo e por isso pode apanhar qualquer coisinha e qualquer coisinha nalguem sem defesas pode ser grave e por isso estará internada para que possamos controlar tudo diariamente.
Se não tiver nenhuma intercorreencia entre ciclos poderá ir a casa 2 dias com restrições de exposição. Não contaria muito com isso mas é possível.
Ao fim do segundo/terceiro ciclo avaliamos se a quimio está a fazer efeito até lá é confiar e evitar exposição a bichos. E vamos resolvendo tudo o que surgir.


Quando me perguntam se está tudo bem podia responder isto. Ou que já teve uma infecção urinária ainda antes de começar ou que há baterias em todos os cantos e temos medo que apanhe uma delas ou pior que tudo que a cena não faça efeito mas prefiro dizer que está tudo bem porque na realidade ao que sabemos hoje está. E acredito que se vai resolver. É que falar de intercorrencias o dia todo é cansativo e eu não quero porque ficam vocês sem saber o que dizer e eu acabo a dizer "mas está tudo bem e vai acabar bem". Por isso simplificando respondo "estamos a resolver" ou "está tudo bem" e vejo uma cara estanha do outro lado. Por isso pergunto, se é estranho que diga isto, o que seria de esperar?

Qualquer uma das partes fora de contexto é assustadora e a vossa cara de preocupação eleva a minha a níveis que elevam a minha é me esgotam energia. Não vos quero desiludir mas é isso que tenho a dizer.



5 comentários:

  1. Tens toda a razão. Por experiência quanto menos conversa melhor.
    Bjs á tua Mãe

    ResponderEliminar
  2. E qualquer um deveria entender...há momentos para tudo!
    Sou uma doente crónica, imunodeprimida (como dizem os médicos), tomo imunossupressores e faça um tratamento biológico ANTIDNF, que me baixam imenso as defesas...qualquer constipaçãozinha pode ser "o fim do mundo" mas vivo o meu dia-a-dia sem stressar e sem pensar nisso! Ainda assim, creio ser mais "saudável" que muita gente que conheço ;).
    Beijinhos e força

    ResponderEliminar
  3. Muita, muita força, sorte e fé. E sim, vai tudo correr bem. Tem que correr!
    bjs!

    ResponderEliminar
  4. Vai correr tudo bem! Estamos a torcer! <3

    ResponderEliminar
  5. O "está tudo a correr bem..." é bom para nós filhos! já tive no mesmo papel e no mesmo hospital e o único conselho que dou é darem o melhor de vocês nesta altura! visitas, amor, conversar com os médicos... só assim um dia estarão bem convosco próprios! e o "vai correr tudo bem" tem de existir sempre... principalmente quando nos deitamos na cama para dormir para o dia a seguir!

    ResponderEliminar