11/25/2017

o campo (de batalha) no bairro para a festa do meu né

as festas de anos são uma alegrias para os filhos e uma selvajaria para os pais.

sou das que gosta de convidar todos porque acho que as vidas se festejam e se vivem com as nossas multidões, sou a favor desse conceito na teoria, na prática também mas numa versão sado-maso.

este ano não foi diferente e, sendo que o manel queria implementar a estratégia de jogo que anda a desenhar há meses, fomos directos ao clube de futebol do bairro. a ultima vez que lá tinha estado foi na minha festa algures entre 8-10 anos e estava igual mas com mais ervas daninhas. Clube de futebol do palmense, diz que foi o meu bisavô a fundar, continua com as estruturas quase da época.

castiço e quase sem nenhuma estrutura levámos tudo para o acampamento de futebol ou picnic vintage nas bancadas mal acabadas. e foi isto, miúdos (e miúdas) que queriam jogavam à bola, miúdas (e miúdos) que queriam faziam t.shirts para elas e para os jogadores. e todos comiam.

tentei simplificar tudo ao máximo, 7 anos depois já sei o que a casa gasta, ainda assim surpreende-me sempre o caos e trabalham que uma festa envolve. há sempre alguém a querer água, casa de banho, guardanapo, o brinquedo do outro ou não quer nada mas anda nú a correr à chuva ou a dançar perto do precipício. há sempre um filho a pedir colo ao mesmo tempo que tentas acender velas e tirar fotos ou só ter uma conversa banal com uma amiga de sempre que aparece. há sempre imprevistos e previsto de que me esqueço. acho uma cena incrivelmente importante para eles mas equiparável a uma bulldozer para nós.

gosto de fazer tudo e um bolo porque a minha mãe também me fazia e acho isso parte da magia. arrependo-me sempre nas horas seguintes e meses depois volto a agarrar como o desafio da minha vida. o campeonato das festas nas nossas vidas está cada vez mais exigente, cada uma mais xpto que a outra, mesas impecáveis cheias de bolos de formas perfeitas e bolachas a condizer. e dá gozo planear mas é importante manter a sanidade e a carteira. 10 babyssiters em fila talvez não fosse um mau investimento mas com a liquidez existente continuaremos a pagar com o corpinho. e é o que faz sentido. os convidados são parte da família e ajudam sempre muito. há até dos que jogam futebol com eles às costas.

uma festa nossa envolve sempre pelo menos 3 avós, 10 tios direitos, 5/8 amigos dos pais, 9 primos, 9 filhos de amigos de pais, 10/20 amigos da escola, 3 irmãos e 2 pais.

parabéns meu né. hoje nem quero pensar nisso mas para o ano há mais.
















tudo isto antecedido de uma noite com melhores amigos. fizeram pizzas, combates de piões e viram filmes projectados na parede do quarto até caírem para o lado. eu devo ter caído antes.



Sem comentários:

Enviar um comentário