tudo o que quero para eles este natal

Este ano vou passar por freak e vou pedir a todos os que querem dar presentes aos meus filhos no natal que deem livros. 
Eles têm todos coisas a mais e recebem sempre muito mais coisas do que conseguem digerir e dar valor. As pessoas (tios, tios avós e amigos dos pais) fazem por bem e eu agradeço muito mas este ano, para bem de todos, não quero que isso aconteça. Não quero depois ter de esconder metade, não é justo para quem dá nem para quem recebe.
Os pais, avós e padrinhos têm exceção aberta e podem dar o que gostavam mesmo de dar (ou livros) mas mais ninguém. Se derem eu tiro de circulação ficam a saber :).

Não é mau feitio nem uma cena alternativa é só a preocupação de que o consumismo de hoje não lhes tire nem os valores nem o tempo de brincar com o que gostam. Lembram-se do que é que gostavam quando eram miúdos? Eu adorava o playmobil e passava horas naquilo, montava desmontava e montava outra vez. É claro que foi um dos primeiros presentes que lhes dei, isso lego, pistas, carros e miniaturas. Depois disso têm recebido todo um catalogo de coisas novas por ano que não têm tempo de explorar, por culpa minha também. são 3 x brinquedos demais, é muito. é demais. Stop.

É chato ter de pedir, mas educar tem o seu quê de chato de mau da fita e se tiver de fazer esse papel: faço. 


Para livros acho que há sempre mais espaço. Eles adoram. Ler à noite, à tarde, levam para a escola, lêem sozinhos ou uns aos outros e gosto desse hábito. Gostam de ler os mesmos de sempre e gostam de descobrir novos e sendo que o ano tem 365 dias (quando corre bem) livros dão pano para mangas. Juntei todos os que consideram saber de historias e recomendo este montão. Do mais solidário ao mais cheio de cor.


Este natal vou cortar nos brinquedos e encher os miúdos de histórias. 

1.a forma de uma formiga (solidário) |2.a aldeia da esperança (solidário)* | 3.que cores têm as tuas palavras | 4.a bola amarela |5.a casa da mosca fosca | 6.pê de pai | 7.O que sabe a lua | 8. cucuedo | 9.és mesmo tu? | 10.os pais não sabem mas eu explico* | 11. a lagartixa comilona | 12.o que há* | 13.cheguei atrasada à escola porque... | 14.a aventura do pato raimundo | 15. o mundo ao contrário | 16. saco de mentiras, paixão de verdade*


*livros para miúdos mais velhos

Comentários

  1. Olá! Antes de mais queria agradecer pelas vossas partilhas. Adoro o vosso blog e embora nunca comente hoje quis também eu partilhar da vossa visão. Tenho 2 filhos e este ano já avisei a família e amigos que não queremos mais brinquedos. Eles não valorizam nem ligam, na verdade. Como eles adoram passear e viajar, este ano sugeri que os presentes de Natal fossem convertidos em cheques viagem para que os possamos levar à Eurodisney para o ano. Também abro sempre exceção aos livros porque são parte muito importante na nossa vida e na nossa casa. Vamos ver como corre. Obrigada pela partilha sempre tão genuína. Parabéns pelo blog e pela família fantástica! Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada por estar desse nado Sara e ainda bem que pensamos da mesma maneira. beijinhos

      Eliminar
  2. Querida Rosa, já não sei como aqui cheguei há dois ou três anos, mas sei que nunca mais parti! Há toda uma aura de bondade e carinho em cada canto deste blog. E influência quem lê a ser um pouco melhor (conheci e já participei no natal da apoio à vida por tua causa!). Hoje não resisti a comentar, porque me identifico bastante. Tenho brinquedos ainda no natal passado que não saíram das caixas. Não sei como pedir às pessoas que dêem livros ou experiências/actividades (bilhetes para teatro, etc, e que dêem o seu tempo se quiserem, para ir com eles). Se não levares a mal, vou roubar estas palavras - acho que é sempre menos mal visto quando é uma partilha das palavras de outra pessoa, do que ser a pessoa a passar por mázinha. Já ouvi mesmo comentários do género: mas natal sem muitos brinquedos não é natal... 🙄
    Um beijinho e obrigada por estares (estarem) aí!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Rita por esta mensagem tão querida. nos dias de hoje é mm difícil focarmos-nos no essencial. podes partilhar claro.
      este ano vou partilhar mais cabazes solidários ;)

      um grande beijinho e obrigada por estares desse lado.

      Eliminar
  3. Olá Rosa, e o que vai oferecer aos sobrinhos e afins?! No ano passado adorei a ideia dos porquinhos mealheiros!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá Ana, tenho dado todos os anos iguais para todos mas este ano vai ser excepção às miúdas vou dar um fio dourado com as iniciais e aos miúdos walkietalkies. mas deixo a ideia de t-shirts com o nome apelido e nº de neto (dei há 3 anos) ou sweatshirt com uma cor por família (dei há dois anos).
      beijinhos

      Eliminar
    2. Obrigada pelas dicas! Também somos muitos e nesta altura ando sempre perdida com estes presentes! Um beijinho!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares