Cenas com que não brincam em casa



Cada casa é uma casa e em cada um sabe de si, partilho o que se passa lá em casa a quem interessar. porque eu também gostava de saber e arranjar novas brincadeiras.

Os brinquedos que circulam e os que ficam para a escola ou faculdade. Existe um mundo de coisas e ter tudo parece inevitável na lista dos 100 presentes originais que recebem nos anos e natal.

Plasticina
Fascinante, fazem-se coisas incríveis e estimula a criatividade mas suja tanto e tão profundamente que deixo a brincadeira para a escola. Ou para o jardim ou depois possa descansar em paz e se o cão comer logo vemos.


Canetas para pintar a parede do banho
Foi uma aquisição recente e achei giro demais até que o xavier começou a pintar paredes a acharque depois das outras estava a valer. Explicámos e voltamos a explicar mas como estimular esta brincadeira incrível na água e fora dela ser o fruto mais que proibido?
Retiramos de circulação até ter feitio para aprender que não é fixe. Esponja mágica safou-nos já as 3 vezes de grafitis.
Canetas e lápis só no papel, fora disso têm de ajudar a mãe a limpar.

Puzzles
Brincadeira superinteligente e que estimula a concentração, sinto as minhas skills de mães a caírem pela pia abaixo enquanto escrevo isto mas que a minha honestidade esteja convosco: nenhum puzzle dura inteiro mais que 1 semana lá em casa. Os brinquedos estão acessíveis a todos e eles são 3 de idades diferentes. Já passamos a idade de trincar, embora a belém permaneça nesse eterno estado, ainda assim passamos metade do tempo a perceber se está completo e a separar por cada um deles. Quando a já não podemos ver peças seria quando estava para começar e por isso nada feito.
Nós crescidos fazemos e eles participam mas sabem que com regras muito rigorosas. É um programa giro para nós e para eles mas sabemos que como não é adequado à idade é menos interessante para o crescimento pessoal deles.

Berlindes
Não sei a partir deque idade é legal mas já receberam vários jogos. Estão cativados.

Cartas
Estão na categoria dos puzzles, acho que quando crescerem todos mais podem jogar uns com os outros e até connosco para já jogar na escola com amigos ou na praia com primos é perfeito para técnica de peixinho.

Tablets, telefones ou semelhantes
São a geração Z ou oque seja que diz que nascem já com a tecnologia incorporada. Vão ter isso naturalmente a vida toda por isso para já não têm para que possam explorar tudo o resto. Tem coisas boas: de certeza, mas para já exploram as outras coisas boas do mundo e deixamos essas para quando se puderem responsabilizar por partir e estragar bichos de mais de 200 euros e com estímulos exagerados.


O que é que está mesmo a valer: lego, playmobil, pistas de carros ou só carros aos montes, bolas, patins/skates/bicicletas, dinossauros e animais de todas as espécies, jogos interativos como o globo ou gatos de respondem a perguntas e jogos de tabuleiro. Isso e livros aos montes.

Comentários

  1. Obrigada!!! Achei que era a única a tremer quando ela pegava em canetas... Puzzles vou deixando, são os dela se perder perdeu, olha que se lixe.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares