O fenisga, a batéria e o vai e volta




A história não é linear, nunca é.
O fenisga, nome de código que damos ao raio do linfoma do sistema nervoso central para não o lembrar a cada vez que falamos dele, desapareceu. Já tinha contado mas fica sempre bem reforçar para animar o meu ego. Em janeiro não era isso que a médica pensava, nem em fevereiro, em março veio a suspeita de que tudo aquilo que parecia um cenário perdido podia ser “só” uma infeção. Na altura instalou-se tudo: alegria sem medida e raiva por todo o sofrimento que podia ser evitado.

Agora, alguns meses depois, e volvidas de 9 semanas de antibiótico os sentimentos são muito parecidos mas com menos intensidade. Continuam pontas soltas e coisas para fazer para garantir o sucesso do resultado e isso domina o mindset. Depois disto beberemos ao fim e até tiramos tudo o que de bom houver para sacar deste caminho (tantas vezes das pedras).

No fim da lista está o tal autotransplante. Ser dador de medula para si própria depois de limpar o sistema com uma dose de quimio cavalar. É assustador mas promete um sucesso de 70% a um risco baixo e por isso dentro de tudo parece um sonho.

E perguntam vocês, e bem, e porquê que ainda não fez? Porque tem uma porcaria duma infeção na coluna, a que enganou a médica de oncologia e nos levou a todos a acreditar que tava perdido. A p&¥@ da infeção tem comido a coluna da minha Ritinha dando-lhe umas dores muito fora do razoável. Já foi operada para reconstruir, leva antibiótico na veia há 9 semanas e agora levanta suspeitas de não estar resolvida e por isso adia a decisão de avançar já para autotransplante uma semana.

Irritante sem dúvida, principalmente para a minha querida mãe, mas sem dúvida mais seguro. 

Este jogo do vai e volta parece estupido, parece que ninguém sabe bem o que vai ser amanhã mas a verdade é que nos foi muito bem explicado o caminho. Os porquês, os riscos e as vantagens. Voltamos a Portugal uma semana para garantir que voltamos com uma certeza de que podemos avançar com toda a segurança.

Pelo caminho aproveitamos o sol espetacular que diz que chegou a lisboa e recarregamos a pilha.

900 quilómetros e estamos de volta a casa por mais uns dias.

Obrigada por todo o apoio incrível.



Comentários

  1. Querida, aproveitem bem o Sol e respirem, respirem muito. Muitos beijinhos..
    Sou a Ana Crujo, aqui, kanoka

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares