a historia que os juntou no mesmo banho






Naquela noite olhei para ele e não me parecia bem. Até bebeu o biberon todo e não tinha febre, mas estava muito caído. Avisei o joão que tinha de ir, eram 5 da manhã ele ficou meio baralhado. Dali fomos para o hospital e acabamos nos cuidados intensivos. 40 dias tinha ele, o que aconteceu para irmos ali parar. Onde falhámos? Demorou umas horas a recuperar o ar.

Quando ele ficou mais calmo fiquei também, não íamos sair tão cedo, mas já sentia que podia respirar melhor. Olhei à volta e vi do outro lado aquela mãe, o filho cheio de fios e ainda a estabilizar, passaram horas e ela não conseguiu arredar pé para nada. Ele precisava de tudo. Fui comprar-lhe um lanche, mas tudo o que lhe queria dar era um abraço apertado. Quando a coisa acalmou também para eles conversamos sobre o que a trouxe ali. Foi um longo caminho. Algures há um ano tinham-lhe dito que o filho, lá em angola, tinha um sopro. Sopro tantas vezes nem soa a tão grave, tem só de ser vigiado, neste caso ela sabia que precisava de mais. juntou tudo o que podia, trabalhou um ano para se meterem num avião e o trazer para aqui. Outros pais, outra realidade. Entregou-o nas urgências e já não saíram. O problema era grave.
Ouvi a historia dela e pensei, fonix isto é que são instintos maternais. Ires mais longe do que os médicos pedem, vires até onde tens a certeza de tens de vir.

Quando a Baby Dove me perguntou sobre instintos lembrei-me logo dela. Rosa como eu, mulher de força.
Tantos instintos temos no dia a dia, tantas boas decisões que tomamos sem saber bem achamos. A verdade é que sabemos. Mãe sabe se precisa de casado, se tem fome, se tem sede. Mais tarde se tem medo, se precisa de ajuda mesmo que oiça a voz só pelo telefone. Se tem namorado novo, se tem medo de não conseguir o trabalho.
Somos nós que sabemos a temperatura certa da água do banho. Se gosta de mais quente ou mais frio, quantas voltas no sabonete e o cheiro a vapor e perfume até que fiquem com pele de velhinhos. Gosto de me perder em banhos.

Obrigada Babydove por acreditares na suavidade deste projecto e dares a esta mãe a possibilidade de voltar para os seus.
Obrigada pelo cheiro bom que fica e esta pele macia. Obrigada porque mães reais agora te podem levar até em toalhitas, podem às vezes duvidar, mas a verdade é que saberão sempre para onde

#maesreais #instintosmaternais #babydove

film credits: Marta Staw [melhores filmes de casamento]
photo credits: Pedro e o lobo Gaspar
Smoothness credits: babydove

Comentários

Mensagens populares