trissomia 21


o que é?
uma alteração no cromossoma 21, em vez dos dois cromossomas que seria de esperar, tem-se três. também conhecido como síndrome de down.

como se trata?
não se trata porque não é uma doença é uma alteração genética. pode ter doenças associadas mas depende de pessoa para pessoa.
a estimulação melhora a performance fazendo com que consigam ter uma vida normal e em muitos casos ser independentes. quanto melhor integrados melhor se darão na vida e mais felizes serão.

como são as pessoas com trissomia 21?
são pessoas como as outras, têm um QI abaixo da média normalmente, menos massa muscular, afectivos, teimosos, desprendidos de bens materiais e elevada sensibilidade emocional. tudo isto é variável de acordo com a personalidade de cada um.

se vai ter um bebé com trissomia 21 veja este video:




O nosso bebé com trissomia 21
o zé maria tem trissomia 21. soubemos aos três meses de gestação porque tinha a prega da nuca aumentada. até à data não tem doenças associadas. é uma criança sociável e cheia de energia, adora pessoas, livros e uma boa papa. tem mau feitio e desarruma um quarto em 2 minutos. é magnético!

fez intervenção precoce desde que tem 1 mês e meio e adora. neste momento faz terapia da fala, fisioterapia, terapia ocupacional e natação. é seguido por um pediatra de desenvolvimento. à parte disso faz tudo como os outros.

Está na primária incluído numa turma convencional, tem um programa adaptado e está muito integrado na sua turma. já sabe ler e fazer contas até 50. step by step tem evoluído sempre ainda que às vezes possamos pensar que não vemos logo o resultado do que estamos a fazer, como em todos aliás. tem aulas de piano com o Pedro Vicente, um psicomotricionista que é incrível e põe a família toda a dançar.

nós todos sobre isso aqui.

[definições de mãe, não médicas, nem técnicas]



e aqui para ver em detalhe o que sentimos e como vemos a coisa em 15 perguntas.

Sem comentários:

Enviar um comentário