História de adoção #7

A Missão do JF…

C:\Users\ri\Downloads\1605319b-72f8-42a9-8d7a-a1e2ebee29b8.JPG

A adoção sempre fez parte dos nossos planos como família, era um
tema muito presente nas conversas!!! Desde sempre as nossas filhas falavam na adoção, porque queriam mais irmãos ,mas as minhas gravidezes de risco exigiam sempre repouso absoluto e muito
cuidado. A adoção tinha uma condição… tinha que ser uma adoção
especial, para nós família não fazia sentido uma adoção “dita normal”, já tínhamos duas filhas uma com 17 e outra com 13.
Quando fomos ao #FaithNightOut havia um testemunho de adoção de uma criança com T21, ao ouvir, foi aquele sinal que precisávamos… as miúdas olharam para nós e disseram e nós mãe??? Temos um quarto a mais agora (tínhamos acabado de mudar de casa)!!!!

Conversámos e decidimos que era agora! Foi tudo muito rápido…Hoje temos a certeza que o JF estava à nossa espera!
Falámos com os Amigos P´ra Vida , para saber por onde
começávamos, queríamos começar o mais rapidamente possível,
tentar perceber como fazer, elas foram importantíssimos em todo este processo. Segurança Social, papeis, entrevistas, visitas , curso e tudo passou a correr , sim porque o JF estava à espera da nossa família e isso a cada dia temos mais a certeza.
Fomos conhecer o JF no dia 13 de maio de 2017, um menino institucionalizado e tinha T21, muito querido com um sorriso enorme desejoso de dizer pai e mãe. No dia 12 de maio em Fátima, perante Maria e o Papa Francisco, decidimos que se o João fosse só João seria então João Francisco. Francisco pelo Papa e pela Beatificação dos Três Pastorinhos. No dia 13 maio conhecemos o João, que afinal já se chamava João Francisco tal como havíamos decidido no dia anterior em Fátima diante de Nossa Senhora.

Foi de férias em agosto connosco tudo correu lindamente, entretanto
saiu a pré adoção e mais tarde a adoção plena.
Teve uma adaptação muito fácil à família, amigos , à escola ao ATL,
às terapias (recuperar o tempo perdido)… o seu desejo e uma família de dizer “mãe, pai e manas “ era uma constante. Quando nos dizem que grande é a vossa Missão! Nós achamos que não é uma Missão, só temos é que agradecer a sua vinda. O seu agradecimento
constante, o seu sorriso, a sua sinceridade, a cumplicidade com as
irmãs…só temos que agradecer. O João Francisco é que tem a Missão de nos fazer mais felizes como família, a fazer mais feliz a nossa família, os amigos e todos os que estão à sua volta. Ensina-nos a ver o outro lado quando parece que não estamos no lado certo, a  descomplicar a nossa vida, a ver qual o caminho que Deus quer para nós. O sorriso dele. O agradecimento constante perante a vida, é o que nos faz acreditar que vale a pena. As irmãs não podem estar mais agradecidas com a sua vinda, todos os dias o demonstram, parece que sempre viveu na nossa família. 
Baptizamos o João Francisco no dia 13 de maio, fazia um ano que o tínhamos conhecido. A felicidade que o João sentiu no momento do baptismo, não há palavras que definam essa Graça, cada vez temos mais a certeza que estava à nossa
espera e que era essa a sua Missão.


rita, santarém


 *estas mães partilham as suas historias para sabermos todos mais sobre o processo e as suas emoções. as historias variam de família para família, como nos nascimentos. não é tudo um mar de rosas, e é preciso aprender a ser   e pai e filhos. no fim do dia dizem que voltariam a repetir. edito ao minimo a conversa que tiveram comigo. gosto de manter nas linhas a identidade da história.

Comentários

  1. Grande família e grandes amigos.

    ResponderEliminar
  2. O João Francisco veio com uma missão, os pais e irmãs também tinham outra e finalmente a família junta esta a mostrar a sociedade o que é o amor incondicional. A verdadeira inclusão 😍

    ResponderEliminar
  3. Parabéns Rita, pelo texto, pela partilha, por ser assim....doce!!! Um grande beijinho!!

    ResponderEliminar
  4. Beijinho, família linda.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares