9/23/2021

peregrinação em família. 47 kms de muito mais

Estamos a dar grandes passos na independência do manel porque acreditamos ser o caminho. Autonomia para ir para a escola e voltar é um dos gigantes e muito pensado. Fomos sempre a favor de ir dando espaço à responsabilidade quando os sentir-mos capazes e chegou o momento do manel, ou achamos nós, na verdade certezas há nenhumas. Para que vá aprendendo a desenrascar-se, para que tenha mais tempo solto no mundo para o aproveitar, para que se tiver bom fique a jogar, para que ganhe o gosto da Liberdade de tomar decisões. 
Começou agorinha e está a custar quase nada a nenhum de nós, maravilha.

Engraçado é que não temos a mesma ligeireza no que toca a smartphones. Tem um alcatel velhote, é o único da turma sem telefone inteligente só e apenas porque gostava que trabalhasse mais a inteligência dele. Que não se esconda atrás do telefone quando der vergonha, ou que não ganhe o hábito fácil de procurar todas as soluções no google. Prof google entra e depois é capaz se não bazar. já fomos para trás e para a frente mil vezes na decisão de dar ao não dar este tal telefone. continuaremos neste ram ram até infinitos ou até lhe entregarmos o sonho. dizia ontem que seria mais feliz com telefone e doeu-me a alma pensar que ele pode achar isso, ao mesmo tempo it's only human after all.

no fim de semana fomos peregrinar enaltecendo o quão crescido está. fazer caminho com eles é uma ideia que temos desde os caminhos de Santiago pelo que no pretexto certo arrancámos o manel para 47 kms em 2 dias. nem uma queixa e uma alegria enorme de fazer parte de uma coisa gigante que é a Candeia, sabendo que ainda terá muitos anos pela frente para poder fazer mesmo parte foi bom estar no momento de deixar a semente, a vontade louca de asneirar dentro do melhor que se faz no mundo. a candeia é um sitio que nos transformou como pessoas, como família. onde se aprende a ser exactamente aquilo que somos com uma dose de amor que não deixa ninguém indiferente. foi maravilhoso ver os novos animadores, miúdos como nós eramos, a cantar as musicas criadas no nosso tempo e acrescentar-lhe magia. ver que continua e há coisas maravilhosas a acontecer todos os dias. se és jovem e queres um sitio para fazer voluntariado: este é definitivamente o mais fixe. eu ainda quero ser esse jovem que faz de tudo para arrancar sorrisos e abraços a corações partidos que vemos crescer e aprender a bater cada vez mais forte.

mais de tudo e mais de nada nestas vidas deste lado.


eu, tanica, manel e bernardo a caminho de fátima




Sem comentários:

Enviar um comentário