12/22/2021

Natal, que este seja abundância

 tenho pensado nisto da abundância, que de facto marca esta época e durante muito tempo via isso no mau sentido do desperdício (que existe de facto) mas é também essencial à magia: abundância de coisas boas. abundância de familia a quem valoriza isso e da maneira como der para ser, idealmente juntinhos mas não dando que não nos larguemos na mesma: no acompanhamento à janela, nos mimos à porta, nas conversas. podemos ser presentes sem estar colados, se isso não for uma possibilidade.

abundância de uma ou outra coisa que gostamos de comer e não comemos nunca e garantir que guardamos qualquer coisa de especial para esse dia de Festa. tentar parar e olhar à volta tudo o que temos. ver a alegria dos miúdos e capacidade de se surpreenderem com tudo. nas logísticas do dia é difícil para mim parar segundos, mas a fralda que aguente mais uma beca que desta vou contemplar a cena, tenho já feito disso e pretendo continuar e deixar ver o caos dançar.

escrevo sempre uma carta do Pai Natal para a família que descreve porque escolheu o quê para cada, este ano, sendo que o manel está por dentro de que a bitch do Menino Jesus somos nós e não o velho das barbas, disse que talvez não fizesse que ninguém ligava, manel disse logo: não mãe, isso é o melhor do Natal! maravilha, fez o meu.

o encadeamento de tudo o que fazemos uns pelos outros é de facto o Natal. Os sonhos que vamos comprar onde alguém gosta, que juntamos a tradição da avó e temperamos com o nariz de rena luminosa dos tempos actuais marcam no detalhe onde não mora o diabo, mora Jesus. entrelaçar as luzes que piscam nas camisolas deles, ou na coroa ou sabe Deus onde mais nos apetecer que brilhe. os detalhes dos embrulhos, das etiquetas, das trocas de olhares entre pais a coordenar entradas, da farinha no chão a fingir neve e dos caos que deixa à passagem da alegria.

tudo isto é em grande mesmo que não seja em muitos recursos. a abundância de amor vai estar, essa ninguém nos tira.


nós todos, vestidos todos em modo Natal com a galinha a molho mesmo debaixo da arvore de Natal

xavier e zé abraçados com gorros de natal e camisolas beges com luzes que piscam piscam

familia pipoca na rua no dia de Natal, com as camisolas de luzes na noite serrada a olhar para os primos lá em cima em casa fechados


Sem comentários:

Enviar um comentário