9/12/2021

fase de aceitação


Ou talvez lamber as feridas.
Quando tudo aconteceu achei que era importante levantar-me e ter a certeza que poderia andar, correr e dançar outra vez. Que conseguia isso por ela, por mim e por nós. Que isso valeria tudo, e vale.
Ainda gosto de levar os vestidos da mãe a casamentos na sensação que a levo comigo a dançar, ainda tantas coisas com tanta alegria acontecem e espero que não parem nunca mas este ano foi mais duro: foi um ano de aceitação.

No limite de tudo o que vivemos, ou se calhar mesmo sem isso teria acontecido: foi ano de ver com muita clareza tudo o que sem ela deixamos de ter. Que se perdeu para sempre mas eu até aqui nem queria pensar. São buraquinhos e buracões onde custa passar, fazemos pontes, mas vai sempre faltar o ar quando lá voltarmos. A vida evoluir, mudam-se as paisagens mas não os disfarça todos. Tenho medo de um deixar de ouvir a voz da mãe e as sabedorias do caminho. Tenho medo de não conseguir digerir estes buracos que nos tiram espaço.
Foi muito preciso cair em todos eles para aprender a passar de outra maneira. Foi um verão l, talvez um ano disso. De chatear amigas até a medula com historias que denotam este coração triste. Foi tempo de lamber feridas para aprender a viver cada vez melhor com elas.
Achava que se conseguia sempre ver o bom e positivo em tudo, às vezes de facto não. Não somos todos sempre felizes nas curvas, esta foi apertada mas já passou. Ficará sempre comigo mas penso trocar pelas voltas na pista a dançar pelas duas.

No fim do mês já lá vão 3 anos. 3. Não sei se cheguei ao fim da suposta lista de fases, na verdade nem a li mas no fim do verão realizei que estamos na rectinha final desta aceitação. há coisas que nunca serão como dantes, vai fazer sempre falta onde dói e nos mesmos sítios com outras pessoas vai muitas vezes parecer que falta alguma coisa importante, que goste de nós como nunca ninguém gostou.

Temos saudades mãe e ainda não sei como se aguenta uma vida sem si mas aprendemos juntas.



Sem comentários:

Enviar um comentário